ALIMENTAÇÃO

 

Os meus porquinhos são alimentados com ração Prestige e Feno da:

 

O feno com que os meus porquinhos são alimentados é da Versele Laga. Consoante a sua idade e necessidades adapto a sua dieta às diversas variedades de feno. O feno deve sempre estar à disposição do porquinho da india (uma das razões é o facto de ajudar a gastar os dentes que estão toda a vida do animal em constante crescimento). Mais informações sobre feno:

Fenos

Ração com vitamina C

Existem várias marcas de ração para porquinhos no mercado português. A ração que eu recomendo é a da Versele Laga. Consoante a idade e necessidades alimentares dos meus porquinhos dou as diversas gamas desta marca. Em baixo poderá encontrar alguma boa leitura, embora um pouco técnica sobre os produtos encontrados nas rações dos animais, o que procurar e o que evitar:

 

Aqui poderá encontrar uma lista de alimentos frescos (frutas e verduras) que deve e pode incluir na dieta de um porquinho. A variedade e o equilibrio são a chave para uma alimentação rica. Esta lista tambem indica os nutrientes de cada alimento e quais os mais ricos em vitamina C.

Aprenda a seleccionar uma boa forragem para eles. Um passeio pelo campo, em zonas onde não haja poluição ou pesticidas e o seu porquinho ficará muito agradecido. Se tem um jardim onde possa fazer um canteiro para o seu porquinho será com certeza uma optima forma não só para o alimentar mas como também para que ele faça algum exercicio fora da gaiola. Clique na imagem para mais informações:

Assim como existem as plantas benéficas, também existem as plantas venenosas e nocivas... Verifique bem se tem a certeza do que que está a dar como alimento aos porquinhos. Em caso de dúvida, é preferivel não dar. Aqui encontra uma lista dos alimentos nocivos para os porquinhos:

Vitamina C

Pode ser dada através de uma boa ração, frutas e legumes e tambem complementada na àgua. Complexos poli-vitaminicos devem ser evitados.

É importante salientar que a Vitamina C é vital para um Porquinho e que pode morrer por falta da mesma.

Outra fonte de Vitamina C:

Fale com o veterinário para encomendar ou directamente no website da marca.

 

Alfalfa só deve ser dada a animais jovens, mães grávidas ou a amamentar. Em adultos os porquinhos não devem comer alfalfa pelos excessos de cálcio que podem causar-lhes cálculos e problemas renais.

Pequenas dicas

- Alimentos como a maça, o tomate e alguns citrinos podem causar feridas na boca e lábios dos porquinhos... Procure dar os mesmo em pequenos pedaços para que não lhes provoque incómodos.

- Nunca dê salsa a uma porquinha grávida.

- Dê variedade e não quantidade! E sempre que introduzir um novo alimento, dê uma dose pequena para verificar a tolerância do porquinho ao mesmo.

Utilize um bebedouro automático e substitua a àgua diariamente. Em dias de grande calor o seu porquinho agradece se mudar a àgua mais do que uma vez por dia.

Todos os alimentos frescos devem ser sempre bem lavados e se possivel desinfectados. Lembre-se que parasitoses como a salmonella são justamente transmitidas assim. Não utilize legumes ou frutas já num estado em que também não os comeria. Um animal não é um recipiente para lixo e merece que a qualidade da sua alimentação seja respeitada.

Fale sempre com o veterinário em caso de dúvidas quanto à dieta do seu porquinho.

Como em quase tudo, cada cabeça tem a sua sentença... Esta é a forma que eu considero correcta e como alimento os meus porquinhos. Não pretendo impôr a mesma seja a quem fôr nem assumo qualquer responsabilidade sobre a forma como os donos possam alimentar os seus animais. Faça sempre um acompanhamento com o veterinário e informe-se tambem sobre uma correcta desparasitação interna e externa para ter um porquinho da india saudável e com uma longa vida. Obrigado.

Os meus porquinhos Noticias Eventos Alimentação Alojamento Cuidados Saúde Links Galeria

Casais a Criar Ninhadas Vendas Livro de Visitas E-mail Home